Orientações para a vivência e ação em tempo de pandemia

Orientações para a vivência da ação pastoral, na Diocese de Coroatá neste tempo de pandemia VI.

Dom Sebastião Bandeira - Diocese de Coroatá

Foi realizada no Centro Nossa Senhora da Piedade, em 25 de maio de 2021 a reunião do Conselho Presbiteral, neste encontro foi decretado algumas orientações para nortear a caminhada e a missão na Diocese de Coroatá, neste tempo, de acordo com o conselho a igreja vem sempre  ressaltando a importância de defender o direito sagrado à vida e o valor da celebração comunitária como alimento que fortalece nossa existência e a nossa fé, principalmente nestes momentos de tanto sofrimento e luto em nosso meio.

 
De acordo com a Diocese estamos em um período que merece muito cuidado e responsabilidade porque, parte da população, a impressão de que tudo acabou, mas, infelizmente ainda não, e muitas pessoas estão sofrendo e outras poderão ainda ser contaminadas.
 
A igreja reafirmar as orientações diocesanas anteriores e ao mesmo tempo lembrar que um critério para tomada de decisão, é sempre levar em consideração a realidade local (Paroquiais) e os Decretos emanados pelo Estado e pelo seu Município.
 
Abaixo leia os pontos a serem seguidos em nossa Diocese de Coroatá

1 - Festejos: Que se privilegie a comunidade local, evitando chamar outras comunidades, obedecendo as normas da OMS, tais como: uso obrigatório de máscaras, álcool em gel, distanciamento social e que as celebrações aconteçam de preferência em locais amplos e ventilados. Deve-se valorizar a Celebração da Palavra e os ministérios da e na comunidade. 

2 - Missa na zona rural: Que também sejam realizadas, de preferência em locais abertos e ventilados e evitados almoço comunitário com elevado número de pessoas.

3 - Batizados: Que seja limitado o número de batizandos por celebração, levando em conta sempre a situação pandêmica do seu município. Nas datas onde há procura maior de batizados, oferecer horários diferentes, possibilitando uma participação mais digna e segura de todos.
 
4 - Celebração de Corpus Christi: A Diocese sugere que sejam realizadas a Santa Missa, Adoração ao Santíssimo Sacramento, Campanha de solidariedade aos mais pobres,   carreata com o Santíssimo, (poucos veículos) e que neste percurso sejam contemplados locais, com paradas e reflexão, tais como: hospital, posto de saúde, bairros onde foram a óbito mais pessoas acometidas pelo vírus da COVID-19, ou vítimas da violência, etc..
 
 
VEJA A NOTA OFICIAL  DA DIOCESE DE COROATÁ
  

 

VEJA TAMBÉM: PADRE JOSÉ DE COROATÁ TESTA POSITIVO PARA COVID 19
 

Postar um comentário

0 Comentários